Correio Popular Notícia






GUERRA CONTRA A DENGUE

Data da notícia: 18/11/2011
Foto:

(Josias Brito) A carreata ?Guerra contra a Dengue? deverá mobilizar a cidade de Ji-Paraná e marcar a chegada da Força Tarefa à cidade, hoje (18). Acompanhada por trio elétrico e juntamente com a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), a DCV (Divisão de Controle de Vetores) deverá dar inicio a carreata a partir das 8h. A iniciativa deverá contar com a participação ainda das secretarias, Educação, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a da população em geral.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111118d.jpg[/IMG] A carreata deverá passar pelas principais ruas da cidade alertando a população sobre os perigos da dengue e divulgando a ação de combate. A ação é em comemoração ao dia ?D?, Dia Nacional de Combate à Dengue. A saída será em frente ao Posto Vitória do Trevo 2 de Abril, percorrendo pela avenidas Marechal Rondon, Transcontinental e Brasil, Estádio Biancão, avenida Maringá e encerrando na sede da DCV.
De acordo com a assessoria da Semusa, os objetivos destes eventos são alertar a população ji-paranaense quanto aos perigos da dengue, envolvendo toda a comunidade na prevenção da doença, combatendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti?. A Divisão de Controle de Vetores lembra que os perigos aumentam com a aproximação do verão, época em que são confirmados o maior número de casos da doença.
Ji-Paraná tem uma população estimada em 116 mil habitantes e, em 2010, teve o registro de vários casos notificados de dengue e alguns confirmados. Neste ano já foram notificados alguns casos, mas nada que eleve o LIRAa (Levantamento do Índice de Infestação Rápido para o Aedes aegypti). As ações de mobilização em Ji-Paraná, que vem sendo realizado pela Divisão de Controles de Vetores desde o inicio do ano, já mostram resultados.

VACINA ? Conforme a assessoria da Semusa, como não existe vacina, deve-se combater todos os possíveis criadouros do mosquito para impedir o alastramento da dengue. Para isso é preciso cuidar tanto dos quintais quanto das áreas públicas. Toda a população deve se comprometer com essa luta.
O mosquito é hoje um dos mais graves problemas de saúde no Brasil. Parecido com um pernilongo comum, porém mais escuro, o Aedes possui listras pela pata e corpo. Em Cianorte foram confirmados oito casos da doença neste ano.
Para contribuir com o trabalho de combate a doença a comunidade deve lavar, principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes. O ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias.



Fonte:






Noticia vista 1189 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.